segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Basta de dogmas!

De alguns meses para cá, tenho percebido na Residência Universitária Alagoana (RUA) um tipo de encontro que tem chamado minha atenção. Trata-se de encontros de oração.

É sabido que esta casa nunca foi um terreno sólido para a proliferação do conhecimento científico, filosófico e artístico. E, más notícias para os livres pensadores, a RUA tem se transformado cada vez mais num local onde os dogmas, as crenças, o comodismo e o conformismo tem lugar de honra; lugar este que deveria ser ocupado por grupos para discutir questões da vida aqui, neste planeta, neste momento, nesta vida.

Sinto informar, mas tudo indica que não há outra vida depois desta. Existe vida após a morte? Esta dúvida existencial clássica nos atormenta. Você já parou pra pensar bem sobre isso? Você acha mesmo que somos filhos de um ser superior, o chefe do universo, que, num momento de tédio achou de criar seres como jibóias, mamutes, sardinhas e crianças?

O fato de não sabermos quem ou o quê originou a vida não quer dizer que podemos sair criando hipóteses para explicar o que não conseguimos. Ou melhor, podemos criá-las, mas, francamente, pensemos em hipóteses menos ilusórias, menos sonhadoras.



E se estivermos sós no universo? E se não houver mesmo nenhum deus nos esperando no além? E se esta vida se encerrar por aqui mesmo? E se o deus da bíblia for fruto de sonhos de nossos antepassados que não dispunham de formas mais confiáveis de conhecer o mundo?

A Universidade, na minha visão, deveria ser um lugar para se viver a dúvida, a critica, a busca do conhecimento sem ilusões. Infelizmente, o constante movimento de grupos de oração nessa casa traz muita perplexidade. Ora, crenças e dogmas tem mais valor para a maioria desta casa do que filosofia, ciência e arte?! Pra quê gastar tempo rezando para uma entidade que, se existir, quer que encostemos nossos joelhos no chão, sejamos humildes e façamos orações para agradecer por suas bondades e para solicitar um lugarzinho bom quando partirmos desta vida?

A vida é uma só. E isso não é limitação de raciocínio. O que leva você a pensar que existe coisas espirituais, mágicas, fantasmas, anjos, duendes?

A religião aprisiona, trancafia nosso raciocínio, estrangula nossa percepção, mata a ousadia. O cristianismo, para falar de algo que está entranhado no Brasil, não é o mocinho, é o vilão! Estamos cercados de igrejas! Em Alagoas, um dos estados brasileiros mais cruéis de se viver – quando não se é um privilegiado econômico – o governo financia a restauração da catedral metropolitana. Ora, isto não deveria ser custeado com o dinheiro do dízimo e das ofertas de quem freqüenta aquele templo, ou do suporte do Vaticano ou algo que o valha?

Tudo que é bom é “graças a Deus”. “Meu pai teve dez filhos; e eu sou o único, graças a Deus, que consegui ter um curso superior”. Pergunto: e os outros nove? Deus não gosta deles?

Sei que estas palavras vão chocar algumas pessoas – para não dizer a maioria da casa. Isto é, se a primeira pessoa que ler não rasgar e jogar no lixo este desabafo.


------------------------------------------

Este texto de minha autoria foi posto numa área de grande visibilidade da RUA, e teve um curto período de vida: dois dias. Em geral os cartazes de eventos religiosos e demais comunicações ficam por semanas naquele local. A RUA abriga estudantes dos mais variados cursos da Universidade Federal de Alagoas.

6 comentários:

Anônimo disse...

dúvidas lúcidas. respostas mais lúcidas ainda.
João Paulo da Silva

Isolda Herculano disse...

Recomendo que leia: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico. Tem muito a ver com seu texto e com a atitude dos fiéis contra ele.

Beijos.
E o prazer de questionar, sempre.

http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2011/11/dura-vida-dos-ateus-em-um-brasil-cada-vez-mais-evangelico.html

Anônimo disse...

É Salomão,o Deus cristão consegue ser pior do que os outros. Além de alienar ele é ciumento, orgulhoso, controlador, mesquinho, injusto e intransigente, GENOCIDA ÉTNICO e vingativo, HOMOFÓBICO, RACISTA, INFANTICIDA, pestilento, megalomaníaco. Se lembrar de mais alguma "qualidade" dele posto depois.
Falo somente do Deus cristão porque os outros nos não conhecemos, pois ele mandou matar.

Anônimo disse...

quem postou acima foi eu: Gustavo Bezerra Barbosa (ROLO), que nesta manhã estou muito descrente, principalmente em DEUS.

Eanes Melo disse...

Caro Salomão,
Segundo o relato bíblico, o rei Salomão não pediu a Deus riqueza. Somente sabedoria. Dizem que foi muito sábio nas decisões do seu reinado. Você de forma inteligente jogou no ar questões que mexem com a cabeça de muita gente. A questão da crença pessoal. Da liberdade de pensar, falar, fazer e agir.
As indagações do existir vêm desde o horizonte tribal. Quem sou eu? De onde eu vim? o que estou fazendo aqui? e para onde eu vou? Agora, se eu quiser ter uma percepção de Deus Existente e não o deus fabricado pela esperteza humana, basta eu olhar o desabrochar de uma flor, a água límpida que sai da rocha, a abóboda estelar. O que não é obra do homem será de quem? Do nada? E o nada cria alguma coisa? Tudo ao nosso redor é vida. A morte foi criada como um freio para a nossa ignorância de que somos espíritos eternos. Tem gente que precisa acreditar na existência do inferno porque é a única coisa que ele teme, respeita e pode frear a sanha assassina. Outros precisam acreditar na existência do céu para garantia da felicidade futura depois da morte, desde que tenha sido aqui uma pessoa do bem. O nosso engano é criar um deus à nossa imagem e semelhança. E é isso que estamos vendo nessa profusão de credos religiosos. Todos dizem que conversam com deus e estão com a verdade. Mas a verdade está é dentro de nós mesmos. Basta um momento de reflexão para a gente descobrir isso. O que disse aquele filósofo? Conhece-te a ti mesmo. Quanto a questão se existe a vida depois da morte, quando a morte chega a dúvida é desfeita.

Jack Moreira disse...

Oi,Salo!Apenas tive tempo de ver teu texto agora que por sinal bem escrito e indagador.E não posso deixar uma breve opinião sobre o tema polêmico!Primeiramente, sinto muito pela atitude de hostilidade quanto a liberdade de pensamento que fizeram com tua publicação.É uma pena que as pessoas que estudam numa Universidade e moram numa Residencia Universitária (lugar com extrema riqueza para amadurecimento de vida) estejam se comportando de forma banalizada e com censura do século XXI(aquela mascarada).
Porque não jogar proposições e fazer a galera refletir? Concordo com muitas palavras da publicação do rapaz, Eanes Melo.Quem tem um pouco de bom senso filosófico,antropológico ou apenas de bom senso da curiosidade da reflexão desde sempre fez e faz perguntas sobre sua origem e sua morte.Acredito que isto seja uma naturalidade do ser humano - de onde viemos e pra onde vamos.Necessitamos acreditar em algo, mesmo que este "algo" seja profundamente antropológico e racionalista. Vejo muita gente indignada com DEUS. Mas,tenho certeza que o foco da questão não é este, e sim, quem espalha esta profusão ideológica.O ser humano!Seja ele um alguém mais ponderado ou alienado do seu juízo perfeito. Não é Deus que faz isso, que espalha miséria, mortes, genocídios...Somos nós!Somos responsáveis por tudo que conquistamos. E como seres falhos e acredito que até primitivos, apesar de toda evolução, temos a grande necessidade de evocar nossas atitudes sob algo mais poderoso.
Obvio que isto decorre do fato de não pararmos para refletirmos, enfim de filosofarmos!Diga-me... Por que não acreditarmos que existe um outro mundo e verdadeiramente pararmos de fugir de nossas responsabilidades?O problema sempre esteve na ganância,egoísmo que assolam a alma da humanidade e fazem distorcer algo que pode ser simples e lindo.
Já tive as mesmas indagações que voce. Acho justo coloca-las para fora e sempre tive muito cuidado em diferenciar o que é religião e o que é religiosidade. Por isso que nunca me prendi aos grupos mais preponderantes que são: catolicismo e protestantismo.Sempre achei muitas visões paradoxais dentro destes 2 grupos (falo destes,pois são os que freqüentei durante um tempo de minha vida). Sempre tive um sentimento incompleto por eles e também muitas críticas! Porém, tendo muito cuidado antes de falar. Vejo, hoje, muita gente falando sem conhecimento e estudo. Apenas pelo calor das críticas e de opiniões superficiais. Lógico que podemos criticar e debater, mas gostaria que as pessoas estudassem mais antes de abrir a boca.
Hoje em dia, estou estudando a Doutrina Espírita. E como sou desconfiada com as coisas não adentro em algo antes de fazer uma inspeção de território. Admirei-me em ver que esta doutrina não segue dogmas, igreja, pastor, padre, rituais, santos, símbolos... E ainda une duas coisas que tanto nos complementa – ciência e filosofia. Enfim, isso é papo para outra situação!
E pra finalizar – gostaria que as pessoas parassem de sacrificar Deus por tudo e começasse a responsabilizar quem tá cumprindo os atos fazendo em nome Dele.