domingo, 19 de abril de 2009

O QUE HÁ DE BOM NA TV?

A televisão está presente de forma maciça nos lares de todo o planeta Terra. Já virou praxe um pai de família chegar do trabalho e ligar o aparelho para acompanhar um telejornal ou uma telenovela, assim como as donas de casa gastam uma grande quantidade de horas assistindo a programas de culinária e seriados. As crianças não escapam das teias da TV, sendo bombardeadas todos os dias com dezenas de anúncios publicitários e desenhos animados com temática violenta. Por isto é preciso uma reflexão crítica sobre a televisão.

Para Pierre Bourdieu, a televisão provoca uma “despolitização trágica”, além de promover uma lavagem cerebral e de ser um instrumento antidemocrático. E, quando analisamos atentamente os canais de TV aberta no Brasil, por exemplo, observamos que Bourdieu está com a razão. Canais de grande audiência, como Globo, Record e Band, trazem na sua grade telenovelas nas quais encontramos preconceito, hipocrisia e futilidade, que gera despolitização na sociedade. A lavagem cerebral se dá nos programas de auditório, onde desfilam apresentadores e “especialistas” nos mais diversos assuntos que ditam o modo de viver. A televisão é um instrumento antidemocrático por que não permite a manifestação de um número grande de vozes da sociedade organizada.

2 comentários:

Estêvão dos Anjos disse...

Aproveitando as aulas de telejornalismo ne? Po, são poucos os programas hoje que valem a pena assistir. Mas o mais interessante nisso tudo, é que existem famílias que podem morar no mais fudido dos barracos mas possuem uma televisão. é como se o aparelho significasse uma forma das pessoas se sentirem presentes no mundo.

Paulinha Felix disse...

Que blog legal, Sal!! Vou começar a te acompanhar!!

Esse teu post me lembrou aquela parte do clipe "Do the evolucion", do Pearl Jam, onde várias pessoas aparecem vidradas diante de telas (mas acho q são de computadores).

Reflexões legais, cara! Sim e como faz pra deixar o blog massa como o seu?

Dá um saque no meu dps =D

Bjão!!